Si tu empresa ya cuenta con el canal de denuncias y quiere hacer una denuncia, click aquí

Veja como divulgar o canal de denúncias da sua empresa

O canal de denúncias é um instrumento fundamental para a manutenção da ética em todas as organizações. Com ele, a companhia oferece uma forma segura, confidencial e eficaz de relatar comportamentos em desacordo com o código de ética no combate a fraudes, corrupção, casos de assédios, dentre outras irregularidades.

Para que o canal de denúncias funcione de maneira correta ao longo do tempo é preciso investir em uma boa divulgação da ferramenta. 

Como divulgar o canal de denúncias?

Um erro muito comum das companhias é trabalhar a divulgação do canal de denúncias apenas no período de seu lançamento. A experiência mostra que, com o tempo, os colaboradores “esquecem” que existe um canal para receber comunicação de irregularidades éticas.

Para que a ferramenta seja realmente eficiente é fundamental fazer uma divulgação do canal e de forma consistente ao longo do ano, alinhada às diretrizes internas da empresa e do seu programa de compliance. 

A participação da liderança na divulgação do canal é outro ponto imprescindível para o seu sucesso. Os colaboradores precisam saber e ver que a liderança da companhia apoia, pratica e está totalmente engajada na manutenção de elevados padrões éticos no dia a dia.

Agora, veja duas dicas importantes para divulgar de forma assertiva o canal de denúncias da sua empresa:

  • Crie um evento para o lançamento do canal: organize um evento para o lançamento do canal de denúncias, mesmo que online e simples. Crie uma expectativa positiva para a chegada da Linha Ética na sua empresa. Explique como o canal funcionará, situações que deverão ser relatadas, suas formas de acesso, assegurando e mostrando a confidencialidade e segurança da ferramenta. Também é importante destacar que não haverá retaliações para quem comunicar uma irregularidade. Deixe claro que o canal de denúncias será bom para todos.
  • Elabore um planejamento anual de divulgação do canal: este plano irá garantir que os seus funcionários se mantenham informados e sejam lembrados, ao longo do ano, da existência do canal de denúncias, bem como suas formas de acesso, confidencialidade e segurança. Divulgue o canal periodicamente por meio de comunicações do tipo “Falando de Integridade”, utilizando e-mails, intranet, cartazes em áreas comuns da companhia, entre outras ferramentas de comunicação utilizadas por sua organização. 

São inúmeras as razões para uma empresa investir em um canal de denúncias, como melhoria no clima organizacional, conformidade com a legislação, redução de perdas financeiras com fraudes e violações, diminuição de casos de abusos de poder e assédios, além de melhora na imagem e reputação da empresa no mercado.

A Resguarda conta com uma solução completa e especialistas que podem ajudar você a implementar o canal de denúncias na sua empresa. Conheça e solicite uma proposta aqui.

resguarda

resguarda

Artículos relacionados